EU FAÇO USO DE OMEPRAZOL HÁ ANOS. FAZ MAL? POSSO TER CÂNCER DE ESTÔMAGO POR ISSO?

  • Admin
  • 19/11/2018

Poucas pessoas precisam tomar prazóis (ex. Omeprazol), por mais que quatro semanas. Mas não é incomum encontrar quem faça uso do medicamento há anos, pela percepção de uma melhora rápida que ele traz. Embora muitos não percebam, os benefícios são logo substituídos pelos efeitos colaterais e retirar o remédio da rotina desses pacientes é uma luta difícil.
Mas doutor, eu paro de tomar e meu estômago queima, o que eu faço? Essa queixa é muito comum em pacientes que se alimentam mal, e quando cessam o uso da medicação, os sintomas retornam. O problema não está na retirada da medicação e sim na alimentação rica em gordura, frituras, corantes artificiais, industrializados, café e até mesmo na mastigação rápida e ingesta de líquidos durante a refeição.

O paciente precisa entender a importância do ácido para digerir os alimentos, e esses medicamentos diminuem sua produção,  piorando a digestão.

Mas doutor, eu tenho gastrite, e digo mais, minha gastrite é nervosa, e agora? Na verdade devemos analisar sua alimentação, se for saudável e mesmo assim apresentar sintomas, o seu diagnóstico provavelmente é Dispepsia Funcional. Essa é uma doença crônica e está relacionada com uma sensibilidade aumentada no estômago. O paciente precisa fazer uma reeducação alimentar, tratar a ansiedade, retirar os alimentos que causam sintomas e as vezes fazer uso de medicamentos que diminuem essa sensibilidade, mas não incluem uso crônico dos “prazóis”.

Eu ouvi dizer que esse remédio causa câncer de estômago, é verdade? Quem toma omeprazol ou similares, provavelmente ficou preocupado com a publicação de uma pesquisa que apontava um aumento no risco de câncer de estômago relacionado ao uso dos prazóis. Entretanto, o estudo citado encontrou apenas uma correlação, não permitindo identificar se esse remédio foi realmente a causa do aumento no diagnóstico da doença. Outros fatores não avaliados, como o uso excessivo de bebidas alcoólicas, obesidade e consumo de cigarros podem ser responsáveis tanto pelo uso prolongado desses remédios quanto pela maior incidência de câncer.

A Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) afirma que é considerado  um medicamento seguro para ser utilizado quando há indicação correta. Vale lembrar que uma porcentagem significativa de pacientes utiliza o medicamento com prescrição indevida. Assim como qualquer medicamento, o omeprazol deve ser utilizado na dose mínima eficaz e pelo tempo necessário para aquela indicação específica.

Dica: retire os alimentos que causam sintomas, evite o estresse, mantenha uma alimentação saudável, mastigue bem os alimentos, evite líquidos durante as refeições, retire frituras, alimentos industrializados e processados. Não melhorou? Procure o seu gastroenterologista.

Comentários

Whatsapp